terça-feira, 26 de abril de 2011

The sun also rises - O sol também se levanta


Personagens: Robert Cohn, Jake Barnes, Lady Brett Ashley, Mike Campbell, Bill Gorton, Pedro Romero, Frances Clyne, Georgette, Conde Mippipopolous, Lett, Zizi, Montoya, Edna, Marcial, Belmonte.

Para o meu embaraço, a única coisa de Ernest Heminghway que havia lido até hoje foram as sensacionais
short stories. O Sol também se levanta foi publicado em 1926 e foi o primeiro sucesso de público e crítica de Heminghway. Ele se mudou para Paris no início da década de 1920 e passou a integrar o círculo literário de Erza Pound, F. Scott Fitzgerald e Gertrude Stein. É dela, aliás, a epígrafe do livro: “You are all a lost generation”. Geração perdida: assim ficaram conhecidos os estrangeiros expatriados em Paris na década de 1920. Indivíduos já na faixa dos trinta anos - escritores, jornalistas, poetas, músicos - que viviam uma vida de festas, bebidas, prazeres, sexo, sem objetivos definidos, tocados pela experiência terrível da Grande Guerra. Ernest Heminghway era um deles, assim como quase todos os personagens de O sol também se levanta. Personagens, aliás, que correspondiam a pessoas reais do círculo do Heminghway, e todos na época sabiam quem era quem.
Jake Barnes, o narrador, alter ego de Heminghway, é um jornalista americano que vive e trabalha em Paris. Jake lutou na Grande Guerra e foi ferido em combate, tendo ficado impotente. Jake está apaixonado por Lady Brett Ashley, uma inglesa que está se divorciando. Ele a conheceu durante a guerra, quando ela serviu como enfermeira na Itália. Brett é uma mulher livre e, apesar de amar Jake, não abre mão de uma vida sexual. Ela está noiva de Mike Campbell, um sujeito que vive endividado e bêbado. Mas fica claro que ela tem outros relacionamentos.
No início da história, Jake conhece Georgette, uma jovem, em um café, e a leva para jantar. Acaba por levá-la para dançar em um clube onde estão seus amigos e a apresenta como sua noiva. Lá, Georgette passa a dançar com vários homens, enquanto Jake encontra Brett. Lá está também o americano Robert Cohn. Cohn é um escritor, que teve um relativo sucesso com sua primeira novela e está escrevendo um novo livro. Ele é divorciado da primeira mulher, que o deixou, e com quem teve dois filhos. Tem uma namorada, Frances, que por já estar ficando mais velha, deseja se casar com ele. Ele se interessa por Brett, mas ela deixa o clube com Jake. Nesse momento fica clara angústia de Jake em relação a Brett - sua impossibilidade de concretizar seu amor, pela doença, mas também sua incapacidade de desistir dela. Eles vão para o apartamento de Jake e depois acabam saindo com o riquíssimo conde Mippipopolous. Vão para um clube e dançam juntos, enquanto o conde os observa. Brett comenta que irá passar uns dias em San Sebastian.
Cohn estava insistindo para que Jake o acompanhasse a uma viagem a América do Sul, já que quer fugir de sua crise com Frances. Jake se recusa e anuncia que já havia combinado com seu amigo Bill Gorton uma pescaria na Espanha e, após, comparecer a Fiesta de Pamplona. Alguns dias depois, Jake e Bill encontram Brett em um café e sugerem que ela e seu noivo Mike os acompanhem até Pamplona. Ela acha interessante e pergunta se Robert Cohn também irá. Jake descobre então que Brett fora para San Sebastian com Cohn. Jake fica com ciúmes e muito bravo, mas muito mais com Cohn do que com Brett.
Depois da pescaria, a qual só foram Jake e Bill, o grupo se encontra em Pamplona. Lá ocorre a Fiesta durante uma semana do mês de julho. A principal atração são as touradas. Durante a Fiesta há vários momentos de tensão entre Mike e Cohn. O noivo de Brett se embebeda e diz as piores grosserias para Cohn que permanece passivo. Brett acaba conhecendo Pedro Romero, uma jovem estrela das touradas, de apenas 19 anos. Torna-se amante dele. Cohn perde o controle e bate em Romero, Mike e Jake. Ele foi boxeador na época da faculdade e deixa todos bem machucados. A Fiesta termina e Brett parte com o toureiro.
Jake vai descansar em San Sebastian. Lá recebe um telegrama de Madrid, de Brett, no qual ela diz estar em dificuldades. Ele vai resgatá-la. A encontra em um hotel, depois de haver deixado o toureiro. Brett e Jake passeiam de táxi por Madrid.
Além dos personagens, os eventos também eram autobiográficos. Heminghway era frequentador assíduo das Sanfermines - as festas em honra a São Fermin - na cidade de Pamplona no País Basco. Quase todos os cenários descritos no livro existem e são hoje visitados pelos turistas. Heminghway era um aficionado pelas touradas, chegando até a atuar como toureiro amador. O episódio da noiva de um amigo que teve um caso com um toureiro em Pamplona também era real.
Um dado interessante diz respeito ao ferimento que incapacitou Jake Barnes para o amor. Heminghway serviu como motorista na Primeira Guerra e sofreu um ferimento leve. Internado em um hospital, conheceu a enfermeira Agnes von Kurowsky, por quem se apaixonou. Ele pediu Agnes em casamento, mas ela o rejeitou. Heminghway teve muitas mulheres - só casamentos foram quatro - mas essa paixão de juventude foi marcante para ele. Em O sol também se levanta, Jake conheceu Brett como enfermeira, mas já estava impotente.
Outro dado autobiográfico está em Robert Cohn. Heminghway abre o romance contando que Robert Cohn fora um peso-médio quando era estudante em Priceton. Box era outra paixão do escritor (assim como a pescaria e a caça). Dizem que ele desafiava os amigos para lutas e acaba os machucando, colhendo muitos desafetos. No livro, ele diz que Cohn aprendeu box pelos sentimentos de inferioridade relacionados a sua origem judaica. O anti-semitismo está presente na história. Mais de uma vez os personagens expressam desconforto em relação à ascendência de Cohn, especialmente devido à passividade dele em relação a Brett: ficava lá esperando enquanto ela se divertia com outros homens. Em certo momento ela diz a Jake: "'I hate him, too....I hate his damned suffering.” Até que Cohn reagiu batendo tanto no toureiro, quando no próprio Jake.
Não se pode deixar de mencionar o ponto alto da novela: o capítulo 18, quando Jake/Heminghway descreve a tourada em todos os seus detalhes, destacando a superioridade de Pedro Romero sobre os outros matadores, Belmonte e Marcial. Foram essas páginas que tornaram as Sanfermines e Pamplona mundialmente famosas e deram a Heminghway uma estátua na praça da cidade.

Para quem gosta de cinema: existe uma versão de Thes Sun Also Rises de 1957 dirigida por Henry King. Tyrone Power é Jake Barnes (ótimo); Ava Gardner, Brett Ashley; Mel Ferrer, Robert Cohn; (ótimo) e Errol Flyn, Mike Campbell. A história é bastante fiel ao livro e a filmagem ocorreu em Pamplona. O passado de Jake aparece em flashback. Ava Gardner estranhamente não convence no papel de Brett. Ela tinha 35 anos quando fez o filme (Brett devia ter 34), mas ela não passa a jovialidade da personagem. Quando li, imaginei Brett bem diferente dela. Mas, o filme é bom. Elenco ótimo e, claro, Pamplona.

Um comentário:

  1. O filme foi recentemente lançado no Brasil com o título "E agora brilha o sol".

    ResponderExcluir